A questão energética: Energia eólica no país tem potencial praticamente inesgotável

Estudos do setor de energia apontam que energia eólica pode ser mais de quatro vezes maior do que todas as outras fontes instaladas.

https://www.alemdaenergia.engie.com.br/energia-eolica-no-pais-tem-potencial-infinito/?fbclid=IwAR2JbxaM1umOYi5Qat-M9FE-Xa1jcV3DODWCS_AMC-vPP5c9vgo27HT7WFc

Além da Energia

21/01/2020

O potencial técnico de energia eólica onshore no país é praticamente inesgotável. Segundo estudos técnicos do setor, é de cerca de 800 GW. “Este número representa 4,5 vezes a potência instalada no Brasil somando todas as fontes. É um potencial praticamente infinito porque nenhuma  matriz tem 100% de uma única fonte”, destacou Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) em entrevista para o site Sputnik.

A expansão da energia eólica depende do crescimento do PIB do país, segundo a executiva. Atualmente, na matriz elétrica nacional, a energia eólica ocupa o segundo lugar, com participação de 9,3%, o que corresponde a 15,9 GW de capacidade instalada, atrás das hidrelétricas, com 61% (102,9 GW). 

Conforme os dados da ABEEólica, o país conta com 619 parques eólicos, que operam em 12 estados.  Os ventos brasileiros são considerados de qualidade, com fator de capacidade (proporção entre a produção efetiva da usina em um período de tempo e a capacidade total) médio de 42%, enquanto o padrão mundial é de 25%. 

“Quanto mais veloz o vento, mais produtiva é a máquina e, consequentemente, menor o custo, por isso o desenvolvimento está concentrado nessas duas regiões brasileiras”

Potencial eólico concentrado no Nordeste e Sul

Os ventos são abundantes principalmente no Nordeste e Sul do país. Do total de 15 GW de capacidade instalada, 13 GW estão no Nordeste e 2 GW no Sul. “Quanto mais veloz o vento, mais produtiva é a máquina e, consequentemente, menor o custo, por isso o desenvolvimento está concentrado nessas duas regiões brasileiras”, destacou a executiva. 

Elbia destacou ainda que o país inteiro tem potencial para energia eólica e que à medida que a tecnologia vai se desenvolvendo, é possível desenvolver outras regiões. São Paulo, por exemplo, tem o mesmo nível que os ventos da Alemanha.

Conforme o Relatório Anual do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Council – GWEC), o Brasil, atualmente, está em oitavo lugar no ranking dos países de matrizes eólicas. Porém, dificilmente, na opinião de Elbia, o Brasil chegará às primeiras colocações. Isso porque a China, os Estados Unidos e a Índia lideram os primeiros lugares e são países muito extensos, com forte demanda. “Só a matriz energética da China deve ter participação de 10% da eólica, o que corresponde a 200 GW de potência. Mesmo que a gente aproveite todo potencial eólico, não vamos chegar neste nível”, concluiu.

ENGIE tem quatro parques eólicos em operação no Brasil

A ENGIE Brasil tem uma capacidade instalada eólica de aproximadamente 1.000 MW, distribuídos em quatro conjuntos eólicos – Campo Largo, Uburanas, Trairi e Tubarão. Essa capacidade é suficiente para alimentar 1,3 milhão de famílias. Além disso, está construindo o complexo Campo Largo 2, que vai adicionar mais 361,2 MW ao portfólio da empresa no Brasil.

Sobre o assunto

Maior parque eólico offshore flutuante do mundo é concluído; ventos constantes prometem aumentar eficiência

https://clickpetroleoegas.com.br/maior-parque-eolico-offshore-flutuante-do-mundo-e-concluido-ventos-constantes-prometen-aumentar-eficiencia/

Conselhos de Biologia debatem riscos de turbinas eólicas às araras azuis em Canudos

https://atarde.uol.com.br/portalmunicipios/centronorte/noticias/2186118-conselhos-de-biologia-debatem-riscos-de-turbinas-eolicas-as-araras-azuis-em-canudos

'Casa dos Ventos': Criação de parque eólico na Bahia impulsionará geração de energia em meio à escassez hídrica

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/04/casa-dos-ventos-criacao-de-parque-eolico-na-bahia-impulsionara-geracao-de-energia-em-meio-a-escassez-hidrica.ghtml

 

 

 

0

Adicionar um comentário

Carregando